Sopa paraguaia tradicional: Receita maravilhosa!

Nessa matéria você vai aprender a fazer a Sopa paraguaia tradicional, é um bolo salgado feito com milho, queijo, ovos, cebola e leite, bastante tradicional no estado do Mato grosso do sul e no nosso País vizinho, Paraguai. Confira abaixo a lista dos ingredientes que iremos utilizar e mãos na massa, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou, adoramos receber o feedback de todos vocês.

Ingredientes:

  • 500 gramas de flocos de milho (flocão)
  • 200 gramas de queijo meia cura ou minas padrão
  • 2 cebolas médias
  • 3 ovos
  • 1 litro de leite
  • ½ xícara de óleo (120 mililitros)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1½ colheres de chá de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino
Sopa paraguaia tradicional: Receita maravilhosa!

Modo de fazer:

Pique as cebolas e leve ao fogo médio-baixo com um fio de óleo. Refogue por uns 5 minutos, sem deixar dourar, somente até ficarem macias.

Quando a cebola estiver macia, retire para uma tigela ou para o copo do liquidificador. Adicione os ingredientes líquidos (o leite, os ovos batidos e o óleo) e bata para misturar tudo.

Dica: O preparo será mais prático se você bater estes ingredientes no liquidificador. No caso de preferir misturar na tigela, use um batedor de arames (fouet)

Em seguida coloque o flocão e o queijo picado ou ralado. Misture bem e, por fim, incorpore o fermento e tempere com sal e pimenta a gosto. Se a sua sopa paraguaia ficar numa consistência quase líquida não se preocupe, é assim mesmo.

Dica: Se quiser, neste momento pode acrescentar outros ingredientes a gosto, como milho, carne seca, tomate, etc.

Verta esta sopa paraguaia com flocos de milho numa forma untada com manteiga ou forrada com papel manteiga. Cubra com papel alumínio e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 50 a 60 minutos. Depois destape e deixe por mais 10 minutos, ou até ficar douradinha, praticamente gratinada.

Dica: Para saber se a sopa paraguaia está pronta, pique-a com um garfo ou faca: ela deverá estar cremosa, numa consistência semelhante a pudim.

Retire do forno e deixe seu bolo sopa paraguaia esfriar um pouco antes de cortar. Está pronto! Sirva como refeição principal, acompanhada de salada simples. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *