Caldo de feijão com bacon e calabresa

Ingredientes:

Do cozimento do feijão:

500g de feijão

1 cebola (metade para cozinhar com o feijão e metade para bater no liquidificador)

1 dente de alho descascado inteiro

água (o quanto baste)

Do caldinho :

um fio de azeite de oliva ou óleo

500g de bacon picadinho

500g de linguiça calabresa picadinha

4 dentes de alho bem grandes picados ou amassados, ou 6 médios

1 cebola grande picadinha

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

1 pitadinha de pimenta calabresa seca

1pitadinha de pimenta-do-reino

1 tomate grande picado

1 e ½ colher (café) de sal (aproximadamente)

folhas de louro (a gosto)

cheiro-verde (a gosto)

queijo parmesão ralado (a gosto)

Modo de preparo:

Separe os grãos de feijão em uma superfície lisa, eliminando os que estiverem deformados, imperfeitos ou misturados com pedrinhas.

Em seguida, lave e coloque-os numa vasilha, cobrindo com água suficiente para ficarem submersos. Deixe de molho durante 1 hora.

Aqueça água numa panela de pressão, escorra a água em que o feijão ficou de molho, lave e adicione nessa panela de água quente o feijão, na quantidade suficiente para cobri-lo, meia cebola descascada e 1 dente de alho inteiro descascado. Cozinhe por cerca de 15-20 minutos após pegar pressão.

Enquanto o feijão cozinha, corte a linguiça calabresa em fatias na espessura de um dedo e também o bacon em pedacinhos pequenos.

Após tirar a pressão com cuidado, abra a panela, coloque mais meio litro de água, mexa e leve para ferver, com a panela destampada. Após ferver por uns minutos, desligue o fogo e reserve até que esfrie.

Passe a metade do feijão com caldo para o liquidificador, colocando também a metade da cebola e o alho que cozinharam junto. Adicione no liquidificador a outra metade da cebola em pedaços.

Bata bem durante uns 2 minutos para triturar bem. Se perceber que está pesado para bater, adicione mais um pouco de água e torne a bater. Transfira esse feijão batido para um recipiente e bata o restante do feijão da panela de pressão também, da mesma maneira.

Leve ao fogo uma panela grande com um fio de azeite ou óleo, coloque o bacon picado e frite bem, mexendo por vezes com uma colher de pau. Quando estiver bem frito e murcho retire com uma concha o excesso de gordura que o bacon soltou, guardando para utilizar nos próximos cozimentos de arroz ou feijão.

Acrescente a calabresa e frite também, juntando em seguida os dentes de alho amassados e a cebola picada e depois o extrato de tomate, a pimenta calabresa e a pimenta-do-reino, o tomate picado e 1 colher (café) de sal.

Mexa bem para incorporar tudo e agregar sabor, refogando por 2 minutos e mexendo.

Despeje na panela o feijão batido, ponha mais um pouco de água, as folhas de louro e deixe ferver bem. Prove o sal e corrija, acrescentando mais, se necessário, tomando cuidado par não salgar demais.

No momento de servir, salpique cheiro-verde picado e polvilhe parmesão ralado por cima, se gostar.

Sirva e deguste seu maravilhoso caldo de feijão!

Dica: Se for fazer esse caldo de feijão para a venda, deixe-o mais ralo, acrescentando mais água na fervura final. Se fizer para o consumo em casa, deixe mais grossinho.

Translate »